sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Jejum !

 

DEFINIÇÃO DE JEJUM:

  1. Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica.
  2. Estado de quem não come desde o dia anterior.

POR QUE É IMPORTANTE? A BÍBLIA ENSINA:

O principal motivo do jejum é dar atenção especial às necessidades da alma. É buscar uma comunhão mais íntima com Deus, em estado de humildade e submissão à Sua excelsa e soberana vontade. Não é sacrifício em troca de bênçãos. É um momento em que devemos dirigir as nossas energias espirituais para uma comunicação mais íntima com Deus, confissão de nossos pecados e um desejo sincero de achegarmos a Deus. Consagrando mais as nossas vidas através da oração.
Joel 2:12-13 "...Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto".

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DE COMO É O JEJUM BÍBLICO:

1. BUSCAR A ORIENTAÇÃO DE DEUS

O jejum é uma prática religiosa adotada desde a antigüidade. A primeira vez que o verbo jejuar está registrado na Bíblia, encontra-se em Juízes, 20:26. E referese a um jejum que o povo de Israel fez, na busca por uma orientação e direção de Deus durante uma guerra entre as tribos irmãs de Israel e Benjamin, impulsionada pela morte de um levita israelita.

2. ARREPENDIMENTO

Em l Samuel 7:6 o povo de Israel, exortado por Samuel, se derramou perante o Senhor. O povo jejuou e se propôs a retirar do meio de si os deuses estranhos Baal e Astarote 1 e voltar-se novamente para o Senhor. Desta forma, Samuel foi o instrumento usado por Deus para exortar o povo ao arrependimento dos pecados e a uma mudança de atitude.

3. CONFORTO ESPIRITUAL E RENOVO

Em 2 Crônicas 20:3 a nação de Israel estava frente a frente com o desastre: uma multidão de moabitas e amonitas pretendiam guerrear contra o rei Josafá. Tremendo e temendo, o rei foi buscar a Deus e apregoou um jejum em todo o reino naquele dia. Em sua oração o rei:






  • Reconheceu que só de Deus vem a salvação;
  • Procurou as misericórdias de Deus porque o seu povo também era o povo de Deus;
  • Reconheceu que Deus estava no controle de tudo;
  • Louvou e glorificou ao Senhor e encontrou conforto em suas promessas;
  • Confessou total dependência do Senhor para alcançar livramento.

    4. ANTES DE REALIZAR ALGO

    A jornada de Esdras e dos que o acompanhavam rumo a Jerusalém (relatada no capítulo 8:21 do livro de mesmo nome) foi interrompida quando ele percebeu a ausência de levitas 2 entre o grupo.
    Esdras e o povo viajaram aproximadamente 1440 quilômetros a pé por um território perigoso e difícil que durou aproximadamente quatro meses. Sob estas circunstâncias Esdras apregoou um jejum como sinal de humilhação diante de Deus. Todos oraram para que Deus lhes guiasse pelo caminho com segurança.
    Este líder nos ensina que quando colocamos Deus em 1º lugar, estamos nos preparando bem para qualquer situação desafiadora que surgir.

    5. INTERCESSÃO

    Neemias lideraria o terceiro grupo de exilados com destino a Jerusalém. Neemias recebeu a notícia da situação do seu povo e da calamidade na qual se encontrava a sua cidade natal:
    • A cidade estava indefesa e sem muros;
    • As pessoas estavam na miséria;
    • Haviam perdido seu próprio idioma, rei, exército e identidade;
    • Não tinham um líder.
    A Bíblia diz (Neemias 1:4) que após ouvir esta triste notícia Neemias sentou-se, chorou, lamentou por alguns dias, jejuou e orou perante o Senhor, clamando perdão pelos pecados cometidos por seu povo.

    6. FORTALECIMENTO

    Em Mateus 17:21 o nosso Senhor Jesus Cristo refere-se a um outro jejum, deFORTALECIMENTO ESPIRITUAL, para enfrentar certa casta de demônios, que só pode ser expulsa à força de muita oração e 

    O JEJUM QUE NÃO AGRADA A DEUS:

    O falso jejum é aquele envolto num ritual religioso, que aparenta devoção. O falso jejum é vivido por aqueles que se esquecem de exercitar a misericórdia, a compaixão, o amor aos oprimidos. Tais pessoas continuam no seu estilo de vida pecaminoso, guardando em seu coração pecados não perdoados (Isaías 58:3).

    O JEJUM PARA DEUS:

    Em Zacarias,7:5 encontramos uma advertência do próprio Deus em relação aos jejuns que fazemos. Quase todos os jejuns que estamos habituados a fazer são feitos para nós mesmos. Para pedir alguma coisa a Deus, para agradecer por alguma graça alcançada, para interceder por alguma causa ou pessoa, para se fortalecer para enfrentar os embates da vida diária, etc. Todos jejuns feitos em causas pessoais não são feitos especialmente para Deus.
    O jejum feito exclusivamente para Deus é aquele em que nos privamos, por um tempo, de alguma coisa ou de alimentação, apenas em adoração ao Deus TodoPoderoso. Esse é para Ele, os outros são para nós mesmos.                    

    http://phsilva14.blogspot.com.br/
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe o seu comentário aqui !